Observatório

OBSERVATÓRIO

O Observatório reúne as iniciativas de sensibilização do Centro de Frutologia Compal, produzindo e partilhando conhecimento sobre a fruta e os seus produtos derivados, com o objetivo de sensibilizar e educar para a importância do seus consumo.

“Comer menos do que três peças de fruta  por dia constitui o risco alimentar evitável que mais constribui para a perda de anos de vida saudável, estimando-se em 141 mil os anos de vida potencialmente perdidos pela população portuguesa.”

Fonte: Direção-Geral de Saúde (2015)

É urgente promover o consumo de fruta pelos portugueses e com esse propósito o Observatório do Centro de Frutologia Compal propõe-se produzir e disseminar conhecimento sobre a fruta e os seus produtos derivados para sensibilizar e educar para a importância do seu consumo.

MAPA DAS FRUTAS DE PORTUGAL

De Denominação de Origem Protegida e Indicação Geográfica Protegida

 

 

O Centro de Frutologia Compal em parceria com o Centro de Informação Geoespacial do Exército (CIGeoE) e com o apoio institucional da DGADR (Direção- Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural)  desenvolveu o primeiro Mapa das Frutas de Portugal para que todas as crianças conheçam a origem da fruta portuguesa.

O Mapa das Frutas de Portugal representa as áreas das frutas de Denominação de Origem Protegida e Indicação Geográfica Protegida que existem em Portugal, bem como os principais elementos biofísicos que contribuem para a qualidade e características das nossas frutas, como o relevo, temperatura, insolação, precipitação e tipo de solos.

À semelhança  de exemplos como o Mapa dos Rios ou o Mapa das Serras de Portugal, o Centro de Frutologia Compal alegra-se por apresentar o primeiro Mapa das Frutas de Portugal feito com todo o rigor científico e em simultâneo orientado para a utilização pedagógica em sala de aula (ou fora dela).

 

 

download do mapa

POMAR PEDAGÓGICO

O Pomar Pedagógico do Centro de Frutologia Compal é o 1º pomar pedagógico interactivo que, em meio urbano, ensina sobre a produção de fruta em Portugal e sobre os benefícios e a importância da fruta para a saúde e para a nutrição. Complementando os formatos de pedagogia em sala, o Centro de Frutologia Compal convida as famílias e as crianças a saírem para o ar livre e para o terreno para adquirirem no Pomar conhecimento sobre fruta.

O Centro de Frutologia Compal colaborou  com a Quinta Pedagógica dos Olivais para requalificar o pomar da quinta, criando um espaço único que, em meio urbano e com recurso a tecnologia, permite que as árvores “comuniquem” com os visitantes.

ANTES

A REQUALIFICAÇÃO

AGORA

O Pomar Centro de Frutologia Compal colaborou com a Quinta Pedagógica dos Olivais para requalificar o pomar da quinta, criando um espaço único de pomar em meio urbano com recurso a tecnologia que permite que árvores comuniquem com os visitantes. A Quinta Pedagógica dos Olivais é assim o espaço ideal para todos os membros da família, em qualquer idade, aprenderem sobre a fruta, a sua origem e produção e os benefícios associados ao seu consumo.

O Pomar Pedagógico inclui um  programa que foi desenhado especialmente para as crianças a frequentar o 1º e 2º Ciclos e que integra o programa curricular desses anos através de visitas escolares. Nestas visitas são realizadas as atividades “Sumos Coloridos”, “Volta a Portugal em Fruta” e “Fruta da Época”.

Para as famílias, o momento ideal de visita é ao fim-de-semana durante o qual podem também participar em atividades.

 

inscreva-se

 

A Quinta Pedagógica dos Olivais encontra-se aberta de 3ª feira a domingo, não sendo necessária marcação para a realização de uma visita livre aos vários espaços, onde se inclui o Pomar Pedagógico.

 

O programa pedagógico inclui um conjunto atividades no terreno e conhecimento prático sobre a produção de Fruta e sobre o seu consumo.

Abaixo é possível descarregar os materiais disponibilizados para poder descobrir mais sobre a fruta, em casa ou na escola.

 

FICHAS DA FRUTA

MAPA DO MUNDO

CALENDÁRIO DAS ESTAÇÕES

CALENDÁRIO FRUTA DA ÉPOCA

RODA DA ALIMENTAÇÃO MEDITERRÂNICA

 

UM POMAR INTERACTIVO

O Pomar Pedagógico criado pelo Centro de Frutologia Compal é o primeiro pomar interactivo do país, ao permitir aos visitantes aceder nos seus dispositivos a informação detalhada sobre as árvores e frutos existentes no pomar. Esta informação pode ser visualizada não só durante a visita, em tempo real, mas também, posteriormente, nas salas de aula e em casa.

Aplicação Pomar Interativo

 

Descarrega em:

Através da presença de placas informativas acopladas por transmissores de dados, os visitantes vão receber nos seus dispositivos móveis informação detalhada sobre a árvore que estão a ver, tendo uma experiência física mais interativa e dinâmica. À medida que o visitante se desloca no pomar, a informação vai surgindo, de modo a apresentar todas as espécies presentes no pomar.

 

COMO FUNCIONA O POMAR PEDAGÓGICO INTERATIVO?

As árvores à tua volta interagem contigo. Para uma experiência completa, segue os seguintes passos:

1. Liga-te à internet;

2. Descarrega uma das aplicações: Physical Web ou Leitor QR Codes;

3. Se usares a Physical Web, à medida que caminhas pelo Pomar, vais receber no teu telemóvel a informação através de Bluetooth. Caso prefiras o Leitor de QR Codes, terás que ler cada código, aproximando o telemóvel da placa de cada fruto.

E-Book “Colher Saber”.

A alimentação sustentável e a importância da fruta.

A alimentação sustentável e a importância da fruta estão na ordem do dia e pequenas escolhas do nosso dia-a-dia poderão fazer toda a diferença.

Para alertar e sensibilizar para esta temática, a Associação Portuguesa de Nutrição (APN) elaborou com o apoio do Centro de Frutologia Compal, o E-Book “Colher Saber” com recomendações úteis para promover uma alimentação saudável e sustentável, através do consumo de fruta.

VISUALIZAR E-BOOK

Volta a Portugal em Fruta

AVolta a Portugal em Frutaé uma iniciativa do Centro de Frutologia Compal direcionada para as escolas, com o objetivo de promover o consumo de fruta e a preferência pelos produtos de proximidade (e especificamente a fruta portuguesa). Recorre aoMapa dasFrutasde Portugal como ferramenta para as escolas do 1º Ciclo de Ensino Básico transmitirem conhecimentos sobre a Roda da Alimentação Mediterrânica, as Frutas Portuguesas e a importância das boas escolhas alimentares. 

O Mapa contém as 17 frutas de Denominação de Origem Protegida (DOP) e Indicação Geográfica Protegida (IGP) existentes no nosso país, representadas geograficamente entre Portugal Continental e Ilhas. 

Os objetivos da atribuição da denominação DOP e IGP passam por promover a fruta nacional na medida em que procura dar visibilidade ao desenvolvimento de produtos alimentares de qualidade. Atuando como um símbolo de qualidade de produtodiferencia os produtores da concorrência que não siga os princípios necessários, ao mesmo tempo que protege o consumidor no momento da compra sinalizando a qualidade do produto que vai adquirir. 

VISUALIZAR E-BOOK